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sexta-feira, 29 de novembro de 2013

MITIGAÇÃO DOS RISCOS

CONTROLE INTERNO: O INICIO!

Todo controle interno se inicia com verificações de conformidades, com a finalidade de prevenir os riscos inerentes às atividades desenvolvidas pela organização.

É necessário que o Agente de Controle tenha um guia de pontos de controles que possam ser verificados e comprovada a sua aderência nas rotinas da organização.

Através dessa lista de verificações é possível avaliar e dar uma nota em sua organização, somando os pontos obtidos com a eficácia das rotinas operacionais em cada um dos pontos de controle observados.

É importante que o controle seja uma cultura organizacional, responsabilidade de todos os componentes da organização e não somente dos ditos "Agentes de Controle" ou "Compliance".

Cada setor da organização possui seus próprios pontos de controle, através dos quais os responsáveis conseguem dominar as ações executadas pelos seus componentes organizacionais, executando adequadamente cada uma das funções que são confiadas a cada executor.

Estabelecidos os padrões desejáveis na organização as tarefas são avaliadas e os resultados são comparados, e, se os resultados forem inferiores ao padrão desejável deve ser implementada ação de regularização imediatamente definindo a como será realizada, o prazo e o responsável.

É necessário que a organização implemente controles administrativos e contábeis de forma a preservar os ativos, maximizar os negócios e resultados operacionais, agregando valor à entidade.

A existência de um controle bom e eficaz a organização consegue dificultar amplamente o problema das fraudes internas e externas, um problema sério que rondam todas as instituições, principalmente as organizações poderosas e altamente rentáveis.

Um controle interno para ser eficaz deve ser completamente independente, devendo reportar apenas a cúpula mais elevada da organização cooperativa: o Conselho de Administração.

 Para a existência de um ambiente propício, Migliavacca (2004)  recomenda que a organização possua as seguintes características :

. Princípios éticos de retidão e de integridade moral dos componentes organizacionais;
. Estrutura organizacional adequada para os negócios realizados pela organização;
. Comprometimento com a eficiência e eficácia;
. Formação de uma cultura organizacional voltada para o controle;
. Estilo e atitudes exemplares dos administradores;
. Políticas e práticas adequadas de RH;
.Sistemas adequados.

O Controle Interno é necessário para que as Normas e Regulamentos sejam cumpridos pela Administração levando ao sucesso o Projeto Empresarial.


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