Visualização de Posts.

Este blog contém posts e comentários.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ave Maria!

Tradução de Página.

domingo, 1 de abril de 2012

Ação Transformadora das Cooperativas

COOPERATIVISMO DE CREDITO
O cooperativismo de crédito se fundamenta em sete princípios em torno dos quais várias pessoas reúnem e organizam-se visando o crescimento econômico e social do grupo:

1º princípio = “adesão voluntária e livre dos associados”; 
2º princípio = “gestão e controle democrático”; 
3º princípio =  participação econômica dos associados”; 
4º princípio = “autonomia e independência”; 
5º princípio = “educação, treinamento e informação dos associados”; 
6º princípio =  “cooperação entre cooperativas”; 
7º princípio = “interesse pela comunidade”;

As cooperativas de crédito funcionam no formato bem semelhante aos bancos tradicionais, e captam dinheiro em contas correntes, poupanças e aplicações, ofertam empréstimos pessoais, limites de créditos e financiamentos, serviços de pagamento de contas (água, luz, telefone, boletos, etc), além de vários outros produtos como cartões de débito e crédito, seguro de vida, veículo, patrimonial e outros .

A diferença é que na cooperativa os associados tem participação ativa nos rumos do negócio podendo se manifestar durante as assembleias visando o crescimento e desenvolvimento econômico como sociedade de pessoas.

Na cooperativa o cliente vira dono, participa do lucro que vira sobras, vota na escolha dos Diretores e Conselheiros, toma conhecimento e discute a prestação de contas do resultado do exercício anual.
Mans, que ninguém se iluda, pois todos tem direitos e deveres!

E, é pelo cumprimento dos direitos e deveres que o cooperativismo vem crescendo e se fortalecendo desde a sua origem com os pioneiros Rochdale na Inglaterra, 1844 e disseminando pela Alemanha, 1847 com Friedrich W. Raiffersen, conhecida como ““Heddesdorfer Darlehnskassenveirein”, passando pelas conhecidas Luzzati, criadas pelo italiano Luigi Luzzatti em 1865, e o modelo de cooperativa Desjardins criado em 1900 no Canadá por Alphonse Desjardins.

O pioneirismo cooperativista brasileiro teve início na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, 1889 com as Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos.


Entretanto, o pioneirismo cooperativista brasileiro é também reinvindicado pelo Pe. Theodor Amistadt que em 1902, criou a Caixa Rural de Nova Petrópolis-RS que era uma cooperativa de crédito baseada nos modelos Raiffeisen.

No Brasil, o movimento cooperativista se consolidou com a Lei 5.764 no ano de 1971, hoje representada pelos sistemas Sicoob, Sicredi e Unicredi, que com o apoio dos bancos próprios Bancoob e Bansicredi disseminam pelo país este movimento que tem apresentado um crescimento que já incomoda os “concorrentes” transformando e repensando o seguimento bancário.

Visualizações deste Artigo:

contador gratuito de visitas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, aceitamos todo tipo de ajuda: crítica, reclamação, elogio, tudo é bem vindo e nos faz crescer de alguma forma. Obrigado!

Este blog recebe e agradece as visitas desde Fev/2009.